DIFERENÇA ENTRE LIGHT E ZERO?

13/05/2021
DIFERENÇA ENTRE LIGHT E ZERO?

A industria alimentar detém vários produtos alimentares com alegações nutricionais, declarando uma relação entre um alimento e uma determinada propriedade nutricional benéfica para o organismo.
A utilização destas alegações em publicidade como por exemplo, os termos “light” e “zero” devem ser verdadeiras, fiáveis e úteis para o consumidor e devem basear-se em evidência científica, tendo em conta que as alegações se relacionam com um bem tão importante como é a saúde humana. Deste modo, para garantir que o consumidor não é induzido em erro e está em condições de tomar decisões conscientes e informadas é importante esclarecer o que significam estes conceitos.


LIGHT

Este termo indica produtos que apresentam uma redução de cerca de 30% de um nutriente
específico, normalmente gordura ou hidratos de carbono, quando comparados com a versão tradicional. No entanto, isto não significa que exista também uma redução calórica no mesmo produto.
Produtos como batatas fritas são consideradas light pelo seu teor mais baixo em gorduras mas isso não significa que tenham necessariamente menos calorias, muitas vezes este valor mantém-se semelhante. Os queijos são outro exemplo de um produto que sofre uma redução de gordura, havendo queijos com redução de 50% de gordura face às versões tradicionais.

ZERO

Este termo indica a exclusão total de um nutriente em comparação com a sua versão
tradicional. Normalmente, o seu valor calórico é reduzido.
No caso dos refrigerantes e sumos que são feitos à base de água e açúcar por exemplo, verifica-se a redução ou exclusão de hidratos de carbono, principalmente em açúcar e estes são substituídos pelos adoçantes/edulcorantes.

Isto significa que os produtos light/zero são mais saudáveis e devem fazer parte da rotina?
Depende.
No caso dos queijos, a sua versão tradicional é muitas vezes rica em gordura nomeadamente gordura saturada, associada a um aumento de prevalência de doenças cardiovasculares. Se substituirmos os queijos tradicionais por queijos com menor teor de gordura e gordura saturada na nossa rotina diária, estamos a diminuir esta prevalência.

No caso das bebidas light e zero os compostos tradicionais são substituídos por
adoçantes/edulcorantes, que podem ter outras ações no organismo não tão benéficas como por exemplo alterações no microbioma (flora intestinal) principalmente se for consumido frequentemente e em grandes quantidades. Estas bebidas não devem fazer parte da rotina diária mas sim, ser inseridas em ocasiões pontuais como substituição de refrigerantes com açúcar adicionado.

Artigo de Joana Duartenutricionista no Health Club Visconde

Se gostaria de ter uma acompanhamento nutricional as nossas consultas de nutrição presenciais estão novamente disponíveis, sendo que desenvolvemos um protocolo de segurança com base nas indicações propostas pela Ordem dos Nutricionistas e Direcção Geral da Saúde por forma a podermos retomar este serviço com todos os cuidados que a situação actual merece. Por isso, não hesite em (re)marcar a sua consulta de nutrição caso sinta que necessita de apoio ou simplesmente precisa de fazer um ponto de situação e adaptar a sua alimentação. Mais do que nunca é muito claro que a saúde é um bem essencial e uma nutrição adequada é um dos seus pilares fundamentais.

Saiba mais aqui sobre as nossas consultas!