MÁQUINA DE REMO

02/09/2019
MÁQUINA DE REMO

Podemos considerar o remo com um dos ergómetros mais completos em termos de solicitação muscular, tendo em conta a percentagem elevada de massa muscular solicitada. Não envolve o suporte de peso do corpo, evitando deste modo impacto.

PRINCIPAIS MÚSCULOS UTILIZADOS: quadricipedes, isquiotibiais, glúteos, tibiais anteriores, gémeos, soleares, bicípetes braquiais, córaco-braquiais, braquiais anteriores, rectos do abdómen, deltóides médios e posteriores, trapézios, grandes dorsais, grandes rombóides, eretores da coluna e flexores e extensores ulnares do carpo.
Podemos dividir a remada em quatro fases de movimento

POSIÇÃO INICIAL (PEGA)

Pés sobre os apoios, quadris e joelhos flectidos com as canelas na vertical, tronco direito, não arredondado e ligeiramente flectido à frente, braços estendidos e cabeça ereta olhando em frente.

IMPULSO

Nesta fase os quadris e joelhos são estendidos pela acção dos glúteos e quadricipedes. Ao mesmo tempo o tronco inclina-se ligeiramente para trás. Após a extensão dos quadris e joelhos, os braços puxam a pega para o abdómen abaixo da caixa torácica.

O FINAL

No final as pernas devem estar totalmente estendidas e os braços com o tronco ligeiramente inclinado para trás. Os braços flectidos pelos cotovelos, com a pega perto do abdómen logo abaixo da caixa torácica.

A RECUPERAÇÃO

Durante a recuperação os braços são estendidos para a frente, enquanto o tronco é inclinado para a frente a partir dos quadris. Quando a pega passa o nível dos joelhos os mesmos são flectidos, regressando o corpo á posição inicial. Neste último ponto, deve-se repetir o movimento, mantendo um ritmo suave.

RESISTÊNCIA

A resistência de remada é controlada pela quantidade de ar admitida na estrutura anterior, o volante. Portanto maior abertura mais resistência e vice-versa.

CADÊNCIA

A cadência, corresponde ao número de remadas por minuto. Regra geral a mesma deve oscilar entre as 20 e 25 por minuto. Remadores mais avançados podem utilizar cadências mais elevadas entre as 25 e 35 remadas por minuto.
Embora remar possa fortalecer a zona lombar, o remo pode ser contra indicado para certos clientes com problemas lombares. Clientes com excesso de peso, muito descondicionados ou com pequenos problemas lombares devem ser aconselhados a desenvolver um bom reforço do core antes de iniciar a sua utilização.

Artigo by António Crespo

Professor Licenciado em Educação Física e pós-graduado em treino funcional